Regras para Submissão de Temas Livres

REGRAS PARA ENVIO DE RESUMOS 

O envio dos Temas Livres se iniciará em 20/07/2023 até 20/08/2023, Prorrogado até 28/08/2023 e deverá ser feito através do link: https://sotierj.org.br/congresso2023/formulario-para-submissao-de-trabalhos/ .

O envio deverá ser feito exclusivamente pelo autor denominado correspondente.

Deverão ser preenchidos todos os campos. Um deve conter o resumo (não podendo conter nomes dos autores, instituições e referências bibliográficas, ou seja, deve manter o anonimato) e campo contendo nomes, e-mails e afiliações dos autores, assim como o e-mail e contato telefônico do autor correspondente. Resumos em que constem nomes dos autores ou instituições não serão avaliados.

Instruções para confecção de resumos: 

Os RESUMOS devem ser enviados na língua portuguesa; devem ter no máximo 2500 caracteres, incluindo espaços (excluindo-se título e palavras- chaves). A fonte usada deverá ser Arial, tamanho 12. Abreviações podem ser usadas se na 1ª menção estiverem por extenso e explicadas entre parênteses.

Os nomes dos autores, instituições e referências bibliográficas não deverão ser mencionados no corpo do texto ou no título. Informamos que o resumo permite o limite de até 10 autores, sendo que o autor correspondente deve se inscrever no Simpósio e se comprometer com a apresentação do trabalho caso ele seja aceito.

Os resumos deverão, obrigatoriamente, conter os seguintes tópicos, de acordo com o tipo de estudo:

  • Relatos de casos: Título, Introdução, Relato de Caso, Discussão e Conclusões. Relatos de casos em que a Comissão Científica reconheça grave risco de perda de confidencialidade dos dados do sujeito de pesquisa serão rejeitados, a menos que os autores apresentem termo de consentimento assinado pelo paciente autorizando a apresentação do caso no Congresso ou comprovante de aprovação prévia pelo Comitê de Ética e Pesquisa.
  • Relatos de Experiência: Título, Introdução, Métodos, Resultados e Discussão/Conclusões.
  • Estudos observacionais, de intervenção, e revisão sistemática: Título, Introdução/Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão/Conclusões.

Não serão aceitas revisões narrativas ou integrativas.

Não devem ser coladas tabelas, gráficos ou figuras, nem referências serem feitas a estas (resultados devem vir escritos).

 

Após o envio do resumo: – O autor responsável pelo envio do trabalho receberá por e-mail a confirmação do recebimento do resumo; – Os resumos serão avaliados por 2 (dois) julgadores distintos, de maneira cega, sendo pontuados numa escala de zero a 10. Resumos com notas discrepantes (diferença maior do que 3 pontos) serão julgados por um 3º avaliador designado pela Comissão Científica, sendo a nota final a média entre as duas notas mais próximas dentre as 3 (três) obtidas. A média final de cada resumo não será informada aos autores e nem será divulgada em público;

Critérios de avaliação dos Relatos de casos:

  • Originalidade
  • Raridade
  • Qualidade da investigação
  • Qualidade descritiva
  • Caráter didático para o público

Critérios de avaliação dos Relatos de experiências:

  • Originalidade e relevância do relato
  • Qualidade descritiva
  • Caráter didático para o público

Critérios de avaliação dos Estudos observacionais, de intervenção e  revisões sistemáticas:

  • Originalidade e relevância
  • Objetivos: clareza e adequação
  • Métodos: delineamento; amostra; variáveis e desfechos; análise estatística.
  • Resultados: clareza; adequação aos objetivos e métodos; impacto para a área do conhecimento.
  • Conclusão: clareza; adequação aos objetivos e métodos.

 

O aceite dos resumos será informado ao autor correspondente, por e- mail, até o dia 05 de setembro de 2023.

Todos os resumos aceitos deverão ser enviados em formato específico com as dimensões determinadas em e- mail de aceite. Todos os posteres aprovados serão apresentados como e-posteres.

PREMIAÇÃO:  O poster de resumo que se enquadrem em “Estudos observacionais, de intervenção, e revisão sistemática” com as maiores notas serão premiados na Sessão de Encerramento do Congresso, onde será apresentado oralmente, sendo emitido certificado que faça referência a esse modo de apresentação.  O melhor relato de caso e o melhor relato de experiência receberão menção honrosa na Sessão de Encerramento.